Pesquisadores investigaram a associação entre a ingestão de vitamina B12 de lácteos, carnes, peixes e ovos com as devidas circulantes de vitamina em mulheres grávidas.

Foram coletas de sangue nas semanas 34-36 de gravidez e ingestão de vitamina B12 de alimentos e suplementos foi avaliado por meio de questionário de frequência alimentar.

Os resultados revelaram relação de dose-resposta decorrente da ingestão de vitamina B12 de lácteos e a presença de vitamina B12 no sangue. Além disso, análises adicionais adicionais que as vegetarianas e as ovo-lactovegetarianas tiveram ingestão mediana de B12 na dieta, logo, um status do biomarcador dessa vitamina no sangue consideravelmente pior.

Em conclusão, foi relatado que em mulheres grávidas holandesas, a maior ingestão de vitamina B12 de lácteos, carnes e peixes foi positivamente associada ao status de vitamina B12 circulante, sugerindo que esses produtos são boas fontes bioativas de B12 durante a gravidez.


Fonte: A ingestão de vitamina B-12 de alimentos lácteos, carnes, peixes e mariscos está independente e positivamente associada ao status do biomarcador de vitamina B-12 em mulheres grávidas holandesas. The J. of Nutrition, v.149, p. 131–138, 2019.

Link da Matéria: Beba mais Leite