U m recente, publicado no Journal of Advances in Dairy Research, aponta que o leite e seus derivados podem reduzir a quantidade de interrupções respiratórias de uma pessoa durante o repouso, distúrbio conhecido como apneia do sono.

Embora o sobrepeso e a obesidade sejam considerados os maiores fatores de risco para o desenvolvimento da apneia do sono, nem todos os causadores do distúrbio apresentam excesso de peso. Essa foi uma observação que levou a equipe dos pesquisadores que desenvolveram o estudo a supor que alguns tipos de alimentos também podem aumentar os fatores de risco.

A dieta e o sono de mais de 100 pessoas foram estudados. Os especialistas realizaram um número de interrupções respiratórias por hora de sono assim como os alimentos ingeridos pelo grupo analisado. Além de identificar os alimentos que estão associados à maior frequência de apneia durante o sono, como por exemplo, as carnes processadas, os autores relataram que os participantes do estudo que consumiram duas porções de laticínios por dia separado apneias menos severas.

Surgiu então a seguinte dúvida: por que as carnes processadas tornariam a apneia do sono pior, enquanto os laticínios diminuiriam a gravidade? A resposta é que as carnes processadas determinam os compostos inflamatórios que podem ainda mais os níveis de processos inflamatórios no corpo, o que pode causar a gravidade da apneia do sono.

Ao contrário, os laticínios definir numerosos nutrientes e compostos com propriedades antiinflamatórias adição de cálcio, vitamina E, ácidos graxos poli-insaturados e o aminoácido leucina.

Os pesquisa estudos mais aprofundados sobre descobrir como o leite e seus produtos interferem positivamente na origem desse distúrbio.

Nos Estados Unidos, entre 3% e 7% da população necessária com uma apneia do sono, que é considerada um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes tipo 2. Identificar quais alimentos tornam a apneia do sono melhor ou pior poderia ter efeitos positivos no desenvolvimento dessas doenças crônicas.


Confira o artigo na íntegra no site SPLASH! Milk Science Update